CONTA DE LUZ VAI FICAR MAIS CARA A PARTIR DE DEZEMBRO

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

MANAUS (AM) – A conta de energia dos amazonenses ficará 4,38% mais cara por conta de uma Resolução Homologatória divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 3 de Novembro. O Reajuste Tarifário Anual deveria vigorar nas tarifas desde o primeiro dia de novembro, mas acabou ficando apenas para o começo do próximo mês.

Com o índice homologado, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores de 4,38% representa também um aumento de 5,71% para os consumidores em Alta Tensão e 3,74% para os que utilizam Baixa Tensão. Contudo, sua aplicação foi condicionada à comprovação da adimplência setorial da Amazonas Energia.

No último dia 16, a Aneel publicou um despacho de nº 3.265/2022 que autoriza o estado a praticar as novas tarifas a partir da data de publicação. Diante das medidas adotadas as devidas providências para atualização das tarifas de energia devem seguir o cumprimento às decisões emanadas pelo órgão regulador.

Conforme explicado pela própria ANEEL, “O índice final homologado é resultante, especialmente, dos custos com a compra de energia, impactado tanto pelo aumento do ACR médio no Sistema Interligado Nacional, quanto pelo advento da Lei Complementar do Estado do Amazonas que alterou o regime de recolhimento do ICMS”, disse a estatal.


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário