SERVIÇOS DE SAÚDE AOS HOMENS SÃO OFERTADOS NESTE SÁBADO NA ZONA NORTE

 

Foto: Arquivo Semsa

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde do homem, neste sábado (12), haverá uma programação especial na Unidade de Saúde da Família Major PM Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, na zona norte. A ação contemplará consultas com clínico geral e de enfermagem, atualização da carteira vacinal, avaliações bucal e antropométrica e testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B. O atendimento, que iniciará às 8h, se estende até as 12h.

A unidade funcionará na modalidade “porta aberta”, sem a necessidade de agendamento. Os usuários precisam apresentar RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos serviços de saúde, as ações educativas também serão reforçadas neste sábado com a realização de palestras destacando os perigos do tabagismo, câncer bucal, alimentação saudável, além de orientação sobre outros fatores de risco para o sexo masculino.

De acordo com o chefe do Núcleo da Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, os homens costumam entrar no SUS pela média complexidade. Ou seja, não buscam a atenção primária, gerenciada pela Semsa, que fortalece os cuidados preventivos contra doenças e também as ações de controle, para impedir o agravamento dos quadros de saúde.

As próximas edições do Dia “D” da Saúde do Homem estão programadas para a USF Leonor Leonor de Freitas, na avenida Brasil, zona Oeste, no dia 19/11, e na USF Dr. José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, no dia 26/11.

Três unidades da zona rural estão concentrando os serviços de intensificação direcionados ao público masculino durante os dias úteis da semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também abraçaram a campanha e estão intensificando a oferta de cuidados em suas idas às comunidades nos rios Negro e Amazonas.





Nenhum comentário